Rompimentos para dizer não

Quando estamos dando os primeiros passos no mercado, acreditamos que todo tipo de oportunidade deve ser aceita. Comprar qualquer sinal independente de não estar ideal. Aquela sensação de “essa eu não posso ficar de fora” nos domina e a gente acaba entrando em qualquer trade, apenas para estar no jogo.

No entanto, a experiência chega e nos prova o oposto. Quanto menos operarmos, mais efetivos tendemos a ser. Porque? Ao sermos mais exigentes corremos menos risco, mantemos nosso capital para as oportunidades que carregam a melhor condição e nos envolvemos menos psicologicamente, o que aumenta a chance de seguirmos nosso modelo à risca.

Um dos modelos que mais gosto de operar são os rompimentos. Sempre preferi entrar num movimento que já está acontecendo (comprar o que está subindo e vender o que está caindo) em detrimento à trades de correção (que busca entrar na inflexão de um movimento que está acontecendo à favor de uma tendência), na academia são conhecidos como Momentum Trading. Lógico que isso é uma questão de perfil. Você vai perceber ao longo do tempo os trades que prefere realizar e se sente mais confortável para alocar risco.

Tipos de Rompimentos

Quando me refiro à rompimentos (na ponta compradora), existem três tipos:

1 – Rompimentos de resistência complexa, àquela que foi testada mais de uma vez e tende a acontecer no meio de uma tendência de alta.

Sem título

2 – Rompimentos de congestões estreiatas. Aquelas em que muitas vezes nem conseguimos ver topos formados. Nessas a banda de bollinger facilita a visualização.Sem título

2 – Rompimentos de pivots de alta. Essa é a figura que dá início à tendência. natu3

Estudo de Caso

Existem várias regras e pré-requisitos (não é objetivo desse texto explicar detalhadamente o modelo) para um rompimento ser aceito. No entanto, algo que precisa estar invariavelmente associado à um rompimento é o volume. Inúmeros foram os papers acadêmicos que buscaram evidência de que o volume realmente costuma estar associado á movimentos direcionais. Um ótimo texto é o do Charles Lee e Bhaskaran Swaminathan que constaram esse fato. Leia aqui o paper publicado na Journal of Finance em 2000, caso queira detalhes.

Deste modo, essa é uma das primeiras característica que procuro: ALTO VOLUME CONFIRMANDO O ROMPIMENTO.

Observe esse gráfico:

mult

Um rompimento perfeito não é mesmo? Pivot de alta (também dava pra interpretar como bandeira) que rompe uma resistência complexa de dois toques, candle grande, espaço até uma próxima resistência. No entanto, observa agora com mais atenção:

vol

CADÊ O VOLUME?

Obviamente que nossa mente vai tentar dar todas as justificativas do mundo (viés de confirmação) para aceitarmos a operação:

  • É feriado nos EUA
  • Tá tudo alinhado
  • Tá tudo bombando, essa também vai…

O nosso desafio quanto traders é seguir o nosso modelo. Não é adivinhar o futuro. Não é encontrar quais ativos vão subir ou cair. O processo que devemos estar focados é em seguir o nosso modelo, afinal de contas, isso é a única coisa que podemos controlar. Quanto mais disciplinados formos, mais fácil será controlar nossas operações e identificar futuraos ajustes na abordagem. O ganho financeiro é apenas uma consequência desse empenho.

A propósito, veja o que aconteceu com o ativo mencionado:

multy

Falso rompimento confirmado. O estrago psicológico por um trade INDEVIDO aceito que foi finalizado assim, é imensurável. Por isso, tão importante quanto saber identificar os sinais, saber DIZER NÃO é o que lhe diferenciará da maioria.

É verdade que essa percepção e segurança, só vem com o tempo. Por isso, usamos stops e controlamos risco. Para que o tempo faça o seu efeito e não aconteça conosco o que acontece com a maioria das pessoas físicas no Brasil que tentam a sorte na bolsa:

pf

Caso você queira aprender em detalhes o Método Vlad de Swing Trade e aprender a ser um trader com mindset profissional,  te convido para entrar à lista espera da primeira edição do curso na MODALIDADE ON LINE que em breve será lançada. Fique atento!

Um forte abraço e ótimos trades.

12 Comentarios

  • Eder Posted 16 de janeiro de 2018 13:09

    Ótimo curso recomendo a todos

  • Matheus Gaboardi Posted 16 de janeiro de 2018 13:14

    Artigo muito bom Vlad, obrigado por mais essa dose de conhecimento!!!!

  • hulisses Posted 16 de janeiro de 2018 13:43

    muito bom e simples.

  • Monika Posted 16 de janeiro de 2018 14:10

    Artigo muito objetivo, parabéns!

  • Marco Serafim Posted 16 de janeiro de 2018 20:01

    Excelente artigo! Exemplo perfeito deste tipo de situação!

  • ALEXANDRE KAZUO Posted 16 de janeiro de 2018 21:57

    Disciplina é TUDO! Valeu Vlad por teus ensinamentos!

  • Idirceu Rodrigues Rangel Posted 17 de janeiro de 2018 09:11

    Vlad, Parabéns
    Acompanho seu trabalho de gravações há mais de um ano, Rompimento é a sua especialidade.
    Obrigado por sua colaboração.

    • Vlad – Fabio Figueiredo Posted 17 de janeiro de 2018 09:41

      Legal, amigo!!

  • Marcos Oriqui Posted 17 de janeiro de 2018 12:15

    Concordo com você! Obrigado por mais esse lembrete!

  • Celso Posted 18 de janeiro de 2018 08:15

    Parabéns, Mestre Vlad, direto ao ponto, simples e objetivo…. Disciplina é a chave para o sucesso… Bons trades. CARCEL

  • claudemir Posted 18 de janeiro de 2018 08:40

    Conteúdo diferenciado Vlad, parabéns.

  • Marcela Posted 25 de janeiro de 2018 22:19

    Simples e objetivo! Muito Bom!

Comentários

Seu email não sera públicado. parametros obrigatorios *

© 2016 Messem No Alvo | Todos os direitos reservados